Orientações básicas de diagnóstico e tratamento
Quando nos deparamos com um problema de saúde, vários passos são necessários desde o diagnóstico, o tratamento ao reestabelecimento.
Para um tratamento efetivo é necessário um diagnóstico correto e, nos casos de câncer, é preciso realizar o estadiamento da doença para definir o plano de tratamento mais adequado.
O estadiamento é realizado através de exames complementares que auxiliam a determinar a extensão do câncer no corpo da pessoa. Quando o estadiamento está completo, o plano de tratamento pode ser traçado por uma equipe multidisciplinar e determinadas decisões podem, inclusive, envolver a vontade do paciente e família.
Existem diferentes modalidades de tratamento para o câncer. Determinadas condições podem envolver diversos métodos de tratamento, como quimioterapia, radioterapia, cirurgia, métodos por radiointervenção e cuidados integrados.
Alguns tumores podem necessitar de tratamento com radioterapia ou quimioterapia antes da cirurgia. Quando definida a necessidade de tratamento cirúrgico, algumas condições podem ser necessárias, como, por exemplo, uso de antibióticos, preparo intestinal, alterações da dieta dias antes da cirurgia.
Após a cirurgia, também pode ser necessária complementação de tratamento com quimioterapia e, em alguns casos, radioterapia. Terminado o tratamento para o câncer, inicia-se o acompanhamento, que deve ser de pelo menos 5 anos, inicialmente em intervalos de 3 meses, passando após 2 anos a intervalos de 6 meses e com necessidade de exames complementares de tempos em tempos.